A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune rara que atinge os nervos periféricos do corpo, gerando perdas de sensibilidade e de força muscular. Ela afeta pessoas de qualquer idade, sexo ou raça.
O neurologista da Clínica de Transição Paulo de Tarso, Dr. Diego Dorim, explica que essa síndrome pode ser desencadeada por cirurgias, vacinas, traumas, gravidez, linfomas, gastroenterite aguda e infecção das vias respiratórias ou outras infecções virais: “os sintomas geralmente são fraqueza muscular progressiva, acompanhada ou não de alterações da sensibilidade, como coceira, queimação, dormência, entre outros. A doença se manifesta inicialmente nas pernas e posteriormente vai atingindo o tronco, braços, pescoço, afetando também os músculos da face, da orofaringe, da respiração e da deglutição. O diagnóstico deve ser feito o mais rápido possível e o médico neurologista é o profissional mais capacitado para identificar a síndrome. Após o diagnóstico, o próximo passo é o tratamento com imunoglobulina intravenosa”.
Na Clínica de Transição Paulo de Tarso, o tratamento consiste em um programa de reabilitação supervisionado pela equipe interdisciplinar, que envolve a Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Psicologia, além do Neurologista. Esses profissionais são essenciais para a recuperação dos movimentos e da sensibilidade e readaptação às atividades diárias.
VOCÊ JÁ CONHECE A CLÍNICA SUNTOR?
A Suntor é o nossa nova clínica, que será inaugurada em abril, onde oferecemos uma jornada premium de transição de cuidados. Nossa missão é acolher