Você conhece o Instituto de Promoção
ao Ensino e Cuidados Inclusivos?
Localizado na cidade de Paraopeba, o Instituto de Promoção ao Ensino e Cuidados Inclusivos (IPECI) é um projeto social da Rede Paulo de Tarso que recebe, gratuitamente, aproximadamente 206 crianças, adolescentes e jovens com DI (Deficiência Intelectual) e/ou múltiplas e TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas famílias. Para a realização dos seus trabalhos, o IPECI conta com o recebimento de recursos públicos provenientes das esferas Municipal, Estadual e Federal.
São oferecidas atividades de assistência social, educação e saúde, incluindo fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social, fonoaudiologia, serviços médicos (pediatria, neurologia e psiquiatria) e terapia assistida por animais (cinoterapia e equoterapia).
Funciona no Instituto de Promoção ao Ensino e Cuidados Inclusivos, nos períodos matutino e vespertino, a “Escola Professora Bernadete Pinto Freitas”, com ensino desde a educação infantil até o ensino fundamental I. A estrutura da escola é composta por biblioteca, sala de informática, piscina aquecida, playground, quadra poliesportiva, campo de futebol e professores financiados pela Prefeitura Municipal de Caetanópolis e cedidos pelo Estado de Minas Gerais (Adjunção).
Identidade Organizacional

Natureza da Organização
Filantrópica.

Negócio
Prestação de serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social

Propósito
Transformar vidas através da educação e cuidados inclusivos.
Missão
Promover conhecimento, autonomia e qualidade de vida a crianças e adolescentes com deficiência e suas famílias, através da educação, saúde e assistência social.
Visão
Ser referência mineira em educação e cuidados inclusivos a pessoa com deficiência até 2028.
Nossa Estrutura
Horta
A horta serve como objeto de estudo interdisciplinar. As crianças discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia, que, aliados ao contato direto com a terra e as plantas, geram uma diversidade de estímulos sensoriais e experiências significativas que se tornam aprendizado. Unindo teoria e prática, a iniciativa auxilia no processo de inclusão social e estreita as relações por meio do compartilhamento de saberes, cultivo consciente, preservação do meio ambiente e da promoção do trabalho coletivo.


Terapia Assistida por Animais
Tem como objetivo utilizar como recurso de intermédio os animais – cães e cavalos – como um complemento das terapias convencionais. Nesta modalidade de atendimento, buscam-se efeitos benéficos relacionados aos fatores biopsicossociais das crianças, adolescentes e jovens com deficiência intelectual e múltipla ou TEA.
Sala Sensorial
Ensinar e aprender explorando os cincos sentidos. O ato de ensinar está, na maioria das vezes, ligado à estimulação dos sistemas visuais e auditivos. Jogos, brincadeiras e outras atividades sensoriais estimulam a inteligência, ajudam na criatividade e permitem que os alunos aprendam mais e melhor. Isso ocorre porque o cérebro tem a oportunidade de acionar diferentes canais para a entrada de conhecimento, contemplando todos os estilos de aprendizagem.

Sala de Atividades da Vida Diária
A criança só aprende aquilo que vive concretamente e é por isso que a Sala de Atividades de Vida Diária retrata perfeitamente um ambiente domiciliar e tem papel importante no aprendizado. No local, ela consegue fazer suas próprias descobertas através da manipulação e da exploração do ambiente físico e social. Para isso, devem ser trabalhadas situações referentes a alimentação, higiene pessoal, saúde, segurança, atividades domésticas e vestuário. No treinamento das Atividades de Vida Diária, ela aprende a localizar os alimentos no prato e cortá-los, controlar a quantidade de comida no prato e no talher sem derramar, servir-se à mesa, encher copos e garrafas, receber visitas, vestir-se adequadamente, cuidar de sua aparência pessoal, caminhar, sentar e gesticular de maneira adequada, além de se prevenir contra acidentes.
Artesanato
São realizadas oficinas que estimulam o convívio social e as habilidades técnicas das famílias que acompanham as crianças com deficiência assistidas no Instituto de Promoção ao Ensino e Cuidados Inclusivos. Enquanto as crianças assistem aulas e recebem atendimentos, essa é uma oportunidade para que seus familiares participem de oficinas de artesanato, pintura, corte e costura e aprendam ofícios que poderão contribuir para a complementação da renda familiar. Este espaço possibilita as mães e pais descubram suas habilidades e trabalhem estímulos para sua automotivação, dando um novo significado para vida.


Aula de dança
A literatura traz evidências de que a dança proporciona melhoria do sensorial, do equilíbrio emocional e físico, da locomoção, da socialização, do comportamento, da realização pessoal e propicia uma vida ativa. Além disso, a dança aumenta a compreensão da noção de tempo e espaço e de consciência corporal. Aprender a dançar ajuda a aprimorar a própria imagem, estimulando uma consciência corporal que leva a um aumento da criatividade e da habilidade em se expressar, que impacta significativamente no desenvolvimento dos indivíduos. A dança é uma atividade que possibilita a expressão da arte através de movimentos corporais, é uma maneira prazerosa de se adquirir conhecimentos e praticar atividade física.
A dançaterapia é considerada arteterapêutica, ou seja, utiliza a arte (dança) como auxílio no processo de desenvolvimento das habilidades e potencialidades, contribuindo para a melhoria das dificuldades evidenciadas em pessoas com diagnóstico de DI e/ou TEA.
O que as famílias dizem sobre o tratamento?
Telefones:
Assistencial: (31) 99833-0562
Pedagógico: (31) 99671-9582
Administrativo: (31) 99517-4094
Endereço: BR-040, KM 441, S/N – Zona Rural – Paraopeba (MG)