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Você conhece o Instituto de Promoção
ao Ensino e Cuidados Inclusivos?

Localizado na cidade de Paraopeba, o Instituto de Promoção ao Ensino e Cuidados Inclusivos (IPECI) é um projeto social da Rede Paulo de Tarso que recebe, gratuitamente, aproximadamente 206 crianças, adolescentes e jovens com DI (Deficiência Intelectual) e/ou múltiplas e TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas famílias. Para a realização dos seus trabalhos, o IPECI conta com o recebimento de recursos públicos provenientes das esferas Municipal, Estadual e Federal.

São oferecidas atividades de assistência social, educação e saúde, incluindo fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social, fonoaudiologia, serviços médicos (pediatria, neurologia e psiquiatria) e terapia assistida por animais (cinoterapia e equoterapia).

Funciona no Instituto de Promoção ao Ensino e Cuidados Inclusivos, nos períodos matutino e vespertino, a “Escola Professora Bernadete Pinto Freitas”, com ensino desde a educação infantil até o ensino fundamental I. A estrutura da escola é composta por biblioteca, sala de informática, piscina aquecida, playground, quadra poliesportiva, campo de futebol e professores financiados pela Prefeitura Municipal de Caetanópolis e cedidos pelo Estado de Minas Gerais (Adjunção).

Identidade Organizacional

Natureza da Organização

Filantrópica.

Negócio

Prestação de serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social

Propósito

Transformar vidas através da educação e cuidados inclusivos.

Missão

Promover conhecimento, autonomia e qualidade de vida a crianças e adolescentes com deficiência e suas famílias, através da educação, saúde e assistência social.

Visão

Ser referência mineira em educação e cuidados inclusivos a pessoa com deficiência até 2028.

Nossa Estrutura

Horta

A horta serve como objeto de estudo interdisciplinar. As crianças discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia, que, aliados ao contato direto com a terra e as plantas, geram uma diversidade de estímulos sensoriais e experiências significativas que se tornam aprendizado. Unindo teoria e prática, a iniciativa auxilia no processo de inclusão social e estreita as relações por meio do compartilhamento de saberes, cultivo consciente, preservação do meio ambiente e da promoção do trabalho coletivo.

Terapia Assistida por Animais

Tem como objetivo utilizar como recurso de intermédio os animais – cães e cavalos – como um complemento das terapias convencionais. Nesta modalidade de atendimento, buscam-se efeitos benéficos relacionados aos fatores biopsicossociais das crianças, adolescentes  e jovens com deficiência intelectual e múltipla ou TEA.

Sala Sensorial

Ensinar e aprender explorando os cincos sentidos. O ato de ensinar está, na maioria das vezes, ligado à estimulação dos sistemas visuais e auditivos. Jogos, brincadeiras e outras atividades sensoriais estimulam a inteligência, ajudam na criatividade e permitem que os alunos aprendam mais e melhor. Isso ocorre porque o cérebro tem a oportunidade de acionar diferentes canais para a entrada de conhecimento, contemplando todos os estilos de aprendizagem.

Sala de Atividades da Vida Diária

A criança só aprende aquilo que vive concretamente e é por isso que a Sala de Atividades de Vida Diária retrata perfeitamente um ambiente domiciliar e tem papel importante no aprendizado. No local, ela consegue fazer suas próprias descobertas através da manipulação e da exploração do ambiente físico e social. Para isso, devem ser trabalhadas situações referentes a alimentação, higiene pessoal, saúde, segurança, atividades domésticas e vestuário. No treinamento das Atividades de Vida Diária, ela aprende a localizar os alimentos no prato e cortá-los, controlar a quantidade de comida no prato e no talher sem derramar, servir-se à mesa, encher copos e garrafas, receber visitas, vestir-se adequadamente, cuidar de sua aparência pessoal, caminhar, sentar e gesticular de maneira adequada, além de se prevenir contra acidentes.

Artesanato

São realizadas oficinas que estimulam o convívio social e as habilidades técnicas das famílias que acompanham as crianças com deficiência assistidas no Instituto de Promoção ao Ensino e Cuidados Inclusivos. Enquanto as crianças assistem aulas e recebem atendimentos, essa é uma oportunidade para que seus familiares participem de oficinas de artesanato, pintura, corte e costura e aprendam ofícios que poderão contribuir para a complementação da renda familiar. Este espaço possibilita as mães e pais descubram suas habilidades e trabalhem estímulos para sua automotivação, dando um novo significado para vida.

Aula de dança

A literatura traz evidências de que a dança proporciona melhoria do sensorial, do equilíbrio emocional e físico, da locomoção, da socialização, do comportamento, da realização pessoal e propicia uma vida ativa. Além disso, a dança aumenta a compreensão da noção de tempo e espaço e de consciência corporal. Aprender a dançar ajuda a aprimorar a própria imagem, estimulando uma consciência corporal que leva a um aumento da criatividade e da habilidade em se expressar, que impacta significativamente no desenvolvimento dos indivíduos. A dança é uma atividade que possibilita a expressão da arte através de movimentos corporais, é uma maneira prazerosa de se adquirir conhecimentos e praticar atividade física.

A dançaterapia é considerada arteterapêutica, ou seja, utiliza a arte (dança) como auxílio no processo de desenvolvimento das habilidades e potencialidades, contribuindo para a melhoria das dificuldades evidenciadas em pessoas com diagnóstico de DI e/ou TEA.

O que as famílias dizem sobre o tratamento?

Telefones: 

Assistencial: (31) 99833-0562

Pedagógico: (31) 99671-9582

Administrativo: (31) 99517-4094

Endereço: BR-040, KM 441, S/N – Zona Rural – Paraopeba (MG)