Estrutura de Gestão
A Rede Paulo de Tarso é uma instituição privada de natureza filantrópica que atende milhares de pessoas através de um modelo de cuidados continuados integrados, que inclui a Clínica de Transição Paulo de Tarso, localizada em Belo Horizonte (MG), e o Instituto de Promoção ao Ensino e Cuidados Inclusivos (IPECI) , em Paraopeba (MG).
Em 2024, a instituição pasou a contar com mais uma unidade de serviços: a Clínica de Transição Suntor. Em uma localização privilegiada (bairro Santa Lúcia, na zona sul de BH), oferece a experiência de mais de 45 anos de excelência em saúde para clientes particulares e de saúde suplementar, com muita sofisticação e tecnologia.
As Clínicas de Transição atuam em três linhas de cuidados longitudinais: cuidados continuados, de reabilitação e paliativos. É indicada para pacientes pós fase aguda da doença que já não demandam intervenções de alta complexidade ou terapia intensiva, mas que devido às enfermidades crônicas ou degenerativas apresentam perda de funcionalidade e precisam de cuidados extensivos da equipe médica e multiprofissional, com o objetivo de reabilitação, readaptação e reinserção social. Além do melhor cuidado, o modelo assistencial se alinha às expectativas de fontes pagadoras na medida em que também representa fator de grande economicidade.
Esse serviço funciona como elo complementar aos serviços hospitalares tradicionais não concebidos para esta finalidade, tendo como foco garantir uma maior autonomia, mais independência e, com isso, mais qualidade de vida ao paciente. Durante todo o tratamento, os pacientes e seus familiares (cuidadores) são preparados para seguir de forma segura após a alta hospitalar. Já transformamos a vida de milhares de clientes, que redescobriram os prazeres da vida como autocuidado, se alimentar livremente, conversar, caminhar, dirigir, cozinhar, trabalhar e cuidar de quem eles amam.
Já no Instituto de Promoção ao Ensino e Cuidados Inclusivos (IPECI), unidade filial localizada em Paraopeba (projeto social da Rede Paulo de Tarso), atendemos gratuitamente crianças com necessidades especiais e portadoras de síndromes raras e suas famílias através de atividades de assistência social, educação e saúde, de acordo com o critério da universalidade do atendimento.
A instituição acumula importantes premiações e reconhecimentos que são resultado de uma atuação comprometida com o desenvolvimento humano e a sustentabilidade nas práticas de gestão, sempre com o objetivo de garantir a transparência e o alinhamento das ações e das estratégias à visão, à missão e aos valores da instituição.
Você sabia?
- Somos a primeira entidade no Brasil qualificada como Hospital Especializado em Cuidados de Longa Permanência pelo Ministério da Saúde.
- Responsável por contribuir ativamente na construção da nova Política Pública de Atenção Hospitalar de MG (Valora Minas), em que a principal novidade é a criação de uma plataforma de Hospitais de Transição para composição de uma Rede de Atenção em Saúde que garantirá maior integração e integralidade de cuidados essenciais à toda população.
- Mais de 45 anos de atuação em caráter especializado e mais de 40.000 pacientes/dia atendidos por ano.
- Possui Certificação em Qualidade de Gestão.
- Possui Licenciamento de Operação Ambiental (LOA).
- Instituição 100% sustentável, com geração própria de energia (usina fotovoltaica) e 100% digital com todos os colaboradores obtendo certificados eletrônicos para assinatura do prontuário eletrônico do paciente – “Hospital sem papel”.
- Apoio essencial na sustentabilidade da cadeia de saúde, liberando leitos de urgência de hospitais gerais para pacientes graves e reabilitando sequelas pós fase aguda da doença.
- No Brasil, o segmento de hospitais e clínicas de transição ainda está em um estágio de desenvolvimento inicial, com grande velocidade de crescimento em decorrência das mudanças demográfica e epidemiológica no país.
- Nos Estados Unidos, considerado o maior mercado no segmento, existem hoje aproximadamente 1,8 milhão de leitos pós-agudos. Nesse mesmo mercado, 26% das altas hospitalares são transferidas para hospitais/clínicas de transição.
- Em países que já passaram pelo envelhecimento que o Brasil vivencia, como Portugal, Canadá, Austrália, a cadeia de saúde tem de 15 a 25% dos leitos hospitalares na categoria de transição de cuidados e até 49% das altas hospitalares sendo transferidas para hospitais/clínicas de transição.
- Estima-se que no Brasil caso 2,5% das altas hospitalares atuais fossem direcionadas para transição, seriam necessários um total de aproximadamente 54.000 leitos de transição de cuidados. Obtemos aproximadamente um total de 2.000 leitos de transição entre serviços privados.
- Economistas de saúde do Banco Mundial expressaram que o avanço do processo de desospitalização através de redes especializadas são fundamentais para uma saúde mais eficaz e sustentável no Brasil. Hoje as comorbidades crônicas já representam quase 75% da carga de doenças no país com aumento progressivo de sinistros.
- Com aproximadamente 50 milhões de clientes, o Brasil é o 2º maior mercado de seguros privados do mundo em valor e em taxa de penetração (atrás apenas dos EUA). Com a influência cada vez maior de investidores internacionais no mercado, inclusive em algumas das principais operadoras do Brasil, existe maior oportunidade para crescimento do modelo de transição de cuidados.
Rede Paulo de Tarso
A Assembleia Geral da Rede é constituída por 11 associados, sendo dois destes nomeados para compor a Diretoria Administrativa nos cargos de Presidente e Vice-Presidente. Essa Diretoria é responsável pela administração, planejamento e controle geral da instituição.

PRESIDENTE
Ana Carolina de Souza

VICE-PRESIDENTE
Nivaldo Alves da Silva
O Chief Executive Officer (CEO), o Diretor de Inteligência de Negócio, o Chief Financial Officer (CFO) e a Diretoria Técnica são responsáveis por assegurar o patrocínio e alinhamento dos planos operacionais, assistenciais e administrativos dentro das diretrizes estabelecidas em Planejamento Estratégico da Rede Paulo de Tarso, atuando de forma colaborativa com o Colegiado Gestor, composto pelas gerências e assessorias.

Chief Executive Officer (CEO)

Diretor de Inteligência de Negócio

Chief Financial Officer (CFO)
Carlos Silva

Chief Business Officer (CBO)
Bernardo Hamacek

Diretoria Técnica
Dr. Vinícius Lisboa Carvalho

Diretor Clínico
Dr. Gabriel Soares Teixeira Borges
Identidade Organizacional
Missão:
Possibilitar aos nossos clientes a melhor experiência em saúde e ensino.
Visão:
Estabelecer rede de referência em cuidados continuados integrados no Brasil.
Jeito de Ser
Adaptabilidade: Na Rede Paulo de Tarso, cultivamos a flexibilidade e a capacidade de superar desafios com positividade. A inovação e a melhoria contínua são elementos essenciais e intrínsecos à identidade, ética e modo de operar na organização, refletindo nosso compromisso com o aprendizado contínuo e a evolução constante. Defendemos com vigor nossos objetivos comuns, mostrando que a adaptabilidade vai além da simples aceitação da mudança ela abraça a transformação.
Protagonismo: Encorajamos um espírito de liderança em que cada membro se sente dono de seu papel, exercendo autonomia responsável. Nossa cultura valoriza a proatividade, a criatividade e a gestão eficaz de equipe e processos, fundamentais para que cada um possa agir como um verdadeiro intraempreendedor dentro da organização, para promover a inovação e o desenvolvimento contínuo da Rede Paulo de Tarso.
Descomplicado e bem feito: Buscamos a excelência através da simplificação e objetividade dos processos, eliminando burocracias desnecessárias. Nosso lema é fazer o bem feito, reconhecendo a importância de cada etapa, sempre com foco na otimização e na qualidade.
Excelência no Cuidado: Nosso compromisso com a qualidade é inabalável. Adotamos uma cultura de excelência, onde a análise crítica dos processos e o aprimoramento contínuo são práticas constantes. Nos dedicamos a realizar todas as atividades com o mais alto padrão de qualidade, visando sempre a excelência no cuidado.
Produtividade e Sustentabilidade: Nos empenhamos em alcançar resultados sustentáveis, gerenciando o tempo e as metas com eficiência para evitar a procrastinação e maximizar a produtividade. Engajamos as pessoas certas nos lugares certos, desenvolvendo habilidades técnicas e interpessoais, enquanto cuidamos dos ativos físicos e intelectuais da empresa. A responsabilidade social e ambiental, bem como o gerenciamento eficaz de conflitos, são fundamentais para nosso sucesso contínuo.
Empatia e Integridade no trato humano: Adotamos uma abordagem empática e integral em todas as nossas interações, promovendo uma cultura de escuta ativa e comprometimento com os resultados coletivos. A discriminação é inaceitável em nosso ambiente, onde a clareza na comunicação e o respeito mútuo são imprescindíveis.
Visão do Cliente: Valorizamos profundamente a perspectiva de nossos clientes, esforçando-nos para ver através de seus olhos, tanto internos quanto externos. Nosso objetivo é compreender suas necessidades e dores para proporcionar soluções satisfatórias e experiências positivas, lembrando que a primeira impressão é sempre a que fica. A comunicação eficaz é a chave, sendo sempre sucinta, específica e relevante.