Estrutura de Gestão

A Rede Paulo de Tarso é uma instituição privada de natureza filantrópica que atende milhares de pessoas através de um modelo de cuidados continuados integrados, que inclui a Clínica de Transição Paulo de Tarso, localizada em Belo Horizonte (MG), e o Centro Assistencial Paulo de Tarso, em Paraopeba (MG).

Em 2024, a instituição passará a contar com mais uma unidade de serviços: a Clínica de Transição Suntor. Em uma localização privilegiada (bairro Santa Lúcia, na zona sul de BH), oferecerá a experiência de mais de 45 anos de excelência em saúde para clientes particulares e de saúde suplementar, com muita sofisticação e tecnologia.

As Clínicas de Transição atuam em três linhas de cuidados longitudinais: cuidados crônicos, de reabilitação e paliativos. É indicada para pacientes pós fase aguda da doença que já não demandam intervenções de alta complexidade ou terapia intensiva, mas que devido às enfermidades crônicas ou degenerativas apresentam perda de funcionalidade e precisam de cuidados extensivos da equipe médica e multiprofissional, com o objetivo de reabilitação, readaptação e reinserção social. Além do melhor cuidado, o modelo assistencial se alinha às expectativas de fontes pagadoras na medida em que também representa fator de grande economicidade.

Esse serviço funciona como elo complementar aos serviços hospitalares tradicionais não concebidos para esta finalidade, tendo como foco garantir uma maior autonomia, mais independência e, com isso, mais qualidade de vida ao paciente. Durante todo o tratamento, os pacientes e seus familiares (cuidadores) são preparados para seguir de forma segura após a alta hospitalar. Já transformamos a vida de milhares de clientes, que redescobriram os prazeres da vida como autocuidado, se alimentar livremente, conversar, caminhar, dirigir, cozinhar, trabalhar e cuidar de quem eles amam.

Já no Centro Assistencial Paulo de Tarso, unidade filial localizada em Paraopeba (projeto social da Rede Paulo de Tarso), atendemos gratuitamente crianças com necessidades especiais e portadoras de síndromes raras e suas famílias através de atividades de assistência social, educação e saúde, de acordo com o critério da universalidade do atendimento.

A instituição acumula importantes premiações e reconhecimentos que são resultado de uma atuação comprometida com o desenvolvimento humano e a sustentabilidade nas práticas de gestão, sempre com o objetivo de garantir a transparência e o alinhamento das ações e das estratégias à visão, à missão e aos valores da instituição.

Você sabia?

  • Somos a primeira entidade no Brasil qualificada como Hospital Especializado em Cuidados de Longa Permanência pelo Ministério da Saúde.
  • Responsável por contribuir ativamente na construção da nova Política Pública de Atenção Hospitalar de MG (Valora Minas), em que a principal novidade é a criação de uma plataforma de Hospitais de Transição para composição de uma Rede de Atenção em Saúde que garantirá maior integração e integralidade de cuidados essenciais à toda população.
  • Mais de 45 anos de atuação em caráter especializado e mais de 40.000 pacientes/dia atendidos por ano.
  • Possui Certificação em Qualidade de Gestão.
  • Possui Licenciamento de Operação Ambiental (LOA).
  • Instituição 100% sustentável, com geração própria de energia (usina fotovoltaica) e 100% digital com todos os colaboradores obtendo certificados eletrônicos para assinatura do prontuário eletrônico do paciente – “Hospital sem papel”.
  • Apoio essencial na sustentabilidade da cadeia de saúde, liberando leitos de urgência de hospitais gerais para pacientes graves e reabilitando sequelas pós fase aguda da doença.
  • No Brasil, o segmento de hospitais e clínicas de transição ainda está em um estágio de desenvolvimento inicial, com grande velocidade de crescimento em decorrência das mudanças demográfica e epidemiológica no país.
  • Nos Estados Unidos, considerado o maior mercado no segmento, existem hoje aproximadamente 1,8 milhão de leitos pós-agudos. Nesse mesmo mercado, 26% das altas hospitalares são transferidas para hospitais/clínicas de transição.
  • Em países que já passaram pelo envelhecimento que o Brasil vivencia, como Portugal, Canadá, Austrália, a cadeia de saúde tem de 15 a 25% dos leitos hospitalares na categoria de transição de cuidados e até 49% das altas hospitalares sendo transferidas para hospitais/clínicas de transição.
  • Estima-se que no Brasil caso 2,5% das altas hospitalares atuais fossem direcionadas para transição, seriam necessários um total de aproximadamente 54.000 leitos de transição de cuidados. Obtemos aproximadamente um total de 2.000 leitos de transição entre serviços privados.
  • Economistas de saúde do Banco Mundial expressaram que o avanço do processo de desospitalização através de redes especializadas são fundamentais para uma saúde mais eficaz e sustentável no Brasil. Hoje as comorbidades crônicas já representam quase 75% da carga de doenças no país com aumento progressivo de sinistros.
  • Com aproximadamente 50 milhões de clientes, o Brasil é o 2º maior mercado de seguros privados do mundo em valor e em taxa de penetração (atrás apenas dos EUA). Com a influência cada vez maior de investidores internacionais no mercado, inclusive em algumas das principais operadoras do Brasil, existe maior oportunidade para crescimento do modelo de transição de cuidados.

Rede Paulo de Tarso

A Assembleia Geral da Rede é constituída por 11 associados, sendo dois destes nomeados para compor a Diretoria Administrativa nos cargos de Presidente e Vice-Presidente. Essa Diretoria é responsável pela administração, planejamento e controle geral da instituição.

PRESIDENTE

Ana Carolina de Souza

VICE-PRESIDENTE

Nivaldo Alves da Silva

O Chief Executive Officer (CEO), o Chief Operating Officer (COO), o Chief Financial Officer (CFO) e a Diretoria Técnica são responsáveis por assegurar o patrocínio e alinhamento dos planos operacionais, assistenciais e administrativos dentro das diretrizes estabelecidas em Planejamento Estratégico da Rede Paulo de Tarso, atuando de forma colaborativa com o Colegiado Gestor, composto pelas gerências e assessorias.

Chief Executive Officer (CEO)
Carlos Costa
Chief Operating Officer (COO)
Flávio Oliveira
Chief Financial Officer (CFO)

Carlos Silva

Chief Business Officer (CBO)

Bernardo Hamacek

Diretoria Técnica

Dr. Vinícius Lisboa Carvalho

Diretor Clínico

Dr. Rafael Carvalho

Identidade Organizacional

Missão:

Possibilitar aos nossos clientes a melhor experiência em saúde e ensino.

Visão:

Estabelecer rede de referência em cuidados continuados integrados no Brasil até 2023.

Valores

Cuidado centrado no cliente:
Acreditamos que nossos clientes são nossa razão de existir e devem sempre estar no centro de nossos processos de cuidados e nas tomadas de decisão.

Qualidade:
Temos como compromisso a superação das expectativas de nossos clientes, agindo com segurança e eficiência, envolvendo as pessoas no processo de melhoria contínua dos nossos serviços.

Sustentabilidade:
Somos comprometidos com o desenvolvimento sustentável dos nossos negócios, sempre com responsabilidade social. Respeitamos o meio ambiente visando sua preservação e utilizamos os recursos disponíveis de forma racional.

Visão Sistêmica:
Estimulamos a ampliação de visão nas ações e processos internos e externos para amplo entendimento da interdependência de gestão, cuidados, ensino e pesquisa dentro da organização.

Transparência:
Agimos com ética e transparência nas nossas relações e na comunicação das nossas ações e resultados obtidos para a sociedade.

Liderança:
Buscamos desenvolver as pessoas com conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitem serem lideranças positivas para agregarem valor à organização.

Inovação:
Aplicamos nossos conhecimentos, talentos e recursos para buscar novas inspirações e ideias para promover a inovação nos negócios e para sociedade. Desenvolvemos soluções orientadas para as necessidades de hoje e do futuro.

Sensibilidade Humana, nosso bem maior:
Entendemos que a sensibilidade deve ser um bem de maior valorização nas relações interpessoais, com colegas, parceiros e clientes.

Política de Qualidade:
Gerar satisfação dos clientes através de investimentos em qualidade do tratamento, valorização humana e melhoria contínua de resultados.