ANEURISMA E AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Aneurisma são doenças que afetam muitas pessoas pelo mundo e se correlacionam, já que a ruptura de um aneurisma cerebral pode desencadear uma hemorragia intracraniana. Entre os fatores de risco para essas condições estão os maus hábitos de vida (sedentarismo, má alimentação, tabagismo) e a hipertensão arterial sistêmica (HAS).

O aneurisma cerebral surge quando se forma um aneurisma em alguma artéria intracraniana. Eles são potencialmente perigosos, uma vez que podem se romper e desencadear, por exemplo, um AVC do tipo hemorrágico. Sua ruptura está relacionada às altas taxas de mortalidade e possível comprometimento neurológico, o que pode gerar sequelas provisórias ou permanentes.

Exames como a angiotomografia e a angiorressonância magnética são fundamentais para o diagnóstico de aneurisma cerebral. Raramente as pessoas se preocupam com tal avaliação que não é incluída na rotina dos check-ups. Se você tiver casos de aneurisma na família é recomendado que procure um neurologista periodicamente para rastrear o risco de surgimento de eventuais dilatações.

Compartilhe:

Mais posts

DISARTRIA PÓS-AVC

A disartria é uma alteração da fala provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson, entre outros transtornos