O Ataque Isquêmico Transitório (AIT) é quando uma artéria cerebral entope de forma transitória e há um déficit neurológico decorrente dessa isquemia (entupimento). A grande diferença entre o AIT e o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é que o tempo de estabilização e reversão do déficit neurológico é de até 24 horas, mas o paciente ainda precisa de atenção médica imediata para um diagnóstico médico minucioso. O AIT pode ser um sinal de alerta de um futuro AVC.
O Ataque Isquêmico Transitório acontece de repente. Os sintomas dependem do tempo em que o cérebro deixa de receber sangue e oxigênio e pode acontecer a perda de sensibilidade nos braços, pernas ou outra parte do corpo, enjoo, fala arrastada, dificuldade de expressão, desequilíbrio, paralisia em um lado do corpo e visão dupla.
O tratamento inclui medicação, opções cirúrgicas e mudanças para ter um estilo de vida saudável. Além disso, é imprescindível acompanhamento médico e a realização de exames laboratoriais ou de imagem com frequência. Manter um bom controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e da diabetes pode ajudar a prevenir um futuro AVC.
A Rede Paulo de Tarso possui uma equipe transdisciplinar de excelência especializada na reabilitação de acidentes vasculares. Aqui, o paciente é avaliado e é elaborado um plano terapêutico individualizado para cada pessoa.