QUEDAS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS ENVOLVENDO OS IDOSOS

Confira algumas dicas para prevenir quedas em casa

Cerca de 70% das quedas acontecem em casa e quanto mais avançada a idade, maiores os riscos. Elas podem ocasionar consequências físicas (limitações funcionais, redução de mobilidade e perda da independência) e psicológicas, como medo de cair, isolamento social e depressão.


Os principais fatores de risco de queda se dão pela condição clínica da pessoa idosa e podem incluir a alteração de marcha e equilíbrio e a dificuldade de enxergar em ambientes com pouca iluminação, além da presença de pisos escorregadios, objetos espalhados e tapetes soltos no chão, ausência de corrimão nas escadas e barras de apoio, uso de sapatos inadequados, entre outros.

Para evitar quedas, recomenda-se a adoção de algumas medidas: manter uma dieta saudável rica em cálcio e vitamina D, realizar regularmente exames oftalmológicos, fazer atividades físicas que ajudem no equilíbrio, na coordenação motora e na força muscular, deixar o caminho livre de fios ou outros objetos pela casa, utilizar tapetes fixos e sapatos adequados e instalar corrimãos ou barras de apoio.

Para saber mais sobre o assunto acesse nosso Instagram.

Compartilhe:

Mais posts

DISARTRIA PÓS-AVC

A disartria é uma alteração da fala provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson, entre outros transtornos

ANEURISMA E AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Aneurisma são doenças que afetam muitas pessoas pelo mundo e se correlacionam, já que a ruptura de um