Presbifagia é a dificuldade de engolir os alimentos e acontece em função do processo de envelhecimento dos mecanismos de deglutição, sem causa neurológica associada ou uma doença base. Essas modificações ocorrem de forma progressiva pela disfunção sensorial e afetam o paladar e o olfato.
De acordo com a fonoaudióloga da Clínica de Transição Paulo de Tarso, Rejane de Castro: “ela pode ser ocasionada pelo uso de prótese dentária mal adaptada, perda de dentes, diminuição da saliva após a utilização de alguma medicação e redução do tônus muscular, prejudicando visivelmente o processo de mastigação e a fase preparatória da deglutição. Além disso, a língua pode apresentar redução de mobilidade e força muscular, movimentos mais lentos e a sensibilidade da faringe e laringe pode ser alterada, diminuindo a proteção das vias aéreas.
Faça uma avaliação com o fonoaudiólogo quando as dificuldades na deglutição deixarem de ser em decorrência do envelhecimento natural e causarem perda de peso, febre e engasgos constantes. Esse profissional é habilitado para auxiliar no tratamento que se baseia em exercícios para melhorar a postura, o tônus e a mobilidade da musculatura oral, assim como os aspectos de sensibilidade, além de prevenir futuros engasgos.”