CAMPANHA JANEIRO BRANCO CHAMA A ATENÇÃO DA SOCIEDADE PARA A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL

Janeiro Branco é uma campanha criada em 2014 para discutir a importância da saúde mental e do cuidado com as emoções em busca de mais felicidade e qualidade de vida. O mês de janeiro foi escolhido pois no começo do ano as pessoas estão mais engajadas em mudar comportamentos, traçar metas e refletir sobre o que passaram na vida. De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 86% dos brasileiros possuem algum transtorno, como ansiedade e depressão.

A psicóloga da Clínica de Transição Paulo de Tarso, Polianna Dumont, explica que cuidar da saúde emocional é tão importante quanto cuidar da saúde física: “ter saúde mental é estar bem consigo e com os outros e aceitar as exigências da vida. É estar preparado para lidar com as emoções boas e ruins, conhecendo seus limites e buscando ajuda quando necessário. Desprezar a saúde mental é abrir espaço para o agravamento das doenças emocionais, que têm consequência diversas como: ansiedade, depressão, transtornos de humor, entre outras.”

Ainda de acordo com Polianna, o psicólogo e o psiquiatra são os profissionais habilitados para atender questões que dizem respeito aos pensamentos, sentimentos, relacionamentos, comportamentos e sofrimentos emocionais. “Não fomos feitos para dar conta de tudo sozinho. Pedir ajuda é sinal de inteligência social e de amor próprio. Então lembre-se sempre disso, não tenha medo ou vergonha de seus sentimentos”, finaliza.  

Compartilhe:

Mais posts

DISARTRIA PÓS-AVC

A disartria é uma alteração da fala provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson, entre outros transtornos

ANEURISMA E AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Aneurisma são doenças que afetam muitas pessoas pelo mundo e se correlacionam, já que a ruptura de um