CLÍNICA DE TRANSIÇÃO PAULO DE TARSO LANÇA PRONTUÁRIO AFETIVO

A Clínica de Transição Paulo de Tarso adotou um modelo diferente de prontuário de identificação do paciente para humanizar ainda mais os atendimentos: o “Prontuário Afetivo”. A ferramenta disponibilizada beira leito é uma maneira acolhedora de conhecer o cliente que destaca como ele gosta de ser chamado, quem são seus amores, quais suas qualidades, música preferida, nome do animal de estimação, hobbies e outras preferências. Com as informações colhidas, o prontuário é confeccionado com canetas coloridas para chamar a atenção de quem o vê, entre eles profissionais de saúde, acompanhantes e visitantes.

O preenchimento do documento é responsabilidade do setor de Psicologia, que o utiliza como recurso terapêutico, envolvendo o paciente e, quando necessário, seus familiares no processo de autoconhecimento, ajudando-o a expressar seus sentimentos e emoções. Essa iniciativa faz com que ele se sinta mais seguro, acolhido e aumenta a sua satisfação com o cuidado recebido.

De acordo com a psicóloga da Clínica de Transição Paulo de Tarso, Polianna Dumont, o prontuário foi pensado para que todos os profissionais de saúde consigam aplicá-lo na rotina de cuidados: “as pessoas têm uma vida fora do ambiente hospitalar e gostam de relembrar suas memórias e afetos. Essa ferramenta permite que todos se aproximem ainda mais dos pacientes e seus cuidadores. Dessa forma, resgatamos a subjetividade da pessoa e reforçamos ainda mais os vínculos entre o paciente, o familiar e a equipe assistencial”, afirma.

Polianna explica ainda que no final da aplicação do Prontuário Afetivo o paciente cita qual sua música preferida. Há espaço para todos os gêneros musicais: “quando colocamos a música para tocar, o paciente se emociona e canta. Esse é um momento muito importante que resgata lembranças, memórias afetivas e ainda estimula a pessoa”, conclui.

Compartilhe:

Mais posts

DISARTRIA PÓS-AVC

A disartria é uma alteração da fala provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson, entre outros transtornos

ANEURISMA E AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Aneurisma são doenças que afetam muitas pessoas pelo mundo e se correlacionam, já que a ruptura de um