CLÍNICA DE TRANSIÇÃO PAULO DE TARSO É REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO EM CUIDADOS PALIATIVOS

A Organização Mundial da Saúde estima que todos os anos mais de 40 milhões de pessoas necessitarão de cuidados paliativos. A Clínica de Transição Paulo de Tarso (única instituição de transição especializada de Minas Gerais) é referência neste tipo de atendimento e oferece um plano de cuidados especializados feito por uma equipe transdisciplinar, que cuida, acolhe e alivia os sinais e sintomas, proporcionando mais qualidade de vida para pacientes terminais oncológicos e não oncológicos.

De acordo com o Diretor Técnico da Clínica de Transição Paulo de Tarso, Dr. Vinícius Lisboa, o tratamento paliativo é individualizado, ou seja, personalizado para cada paciente: “é importante destacar que os cuidados paliativos não são apenas para pacientes oncológicos, mas também para outras doenças de características incuráveis e progressivas, como casos renais sem possibilidade de cura, doença pulmonar obstrutiva crônica ou insuficiência cardíaca sem indicação de transplante. Nosso foco é trazer conforto ao tratar os sintomas clínicos, principalmente náuseas, dor e os aspectos neuropsicológicos, que muitas vezes trazem mais desconforto”.

Há estudos e inúmeras experiências de aumento da expectativa de vida quando o controle dos sintomas é feito de forma eficiente e com respeito à autonomia do paciente. Para complementar, é fundamental o suporte de profissionais, familiares e amigos durante todo o processo.

Compartilhe:

Mais posts

DISARTRIA PÓS-AVC

A disartria é uma alteração da fala provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson, entre outros transtornos

ANEURISMA E AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Aneurisma são doenças que afetam muitas pessoas pelo mundo e se correlacionam, já que a ruptura de um