CASOS DE AVC ENTRE JOVENS TEM AUMENTADO

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda principal causa de mortes no Brasil e uma das doenças que mais incapacita as pessoas. Um em cada quatro brasileiros terá AVC em algum momento da vida, seja ele isquêmico ou hemorrágico. Deste total, 70% terá alguma sequela funcional e 30% na locomoção, além de uma perda grave da coordenação motora.

O neurologista da Rede Paulo de Tarso, Dr. Diego Dorim, faz um alerta sobre o aumento da incidência dos casos de AVC em jovens: “estamos observando o crescimento de casos em pessoas com menos de 55 anos, principalmente homens, em decorrência da mudança no estilo de vida. Os mais jovens estão sendo cada vez mais diagnosticados com obesidade, diabetes e hipertensão – comorbidades diretamente relacionadas aos acidentes vasculares cerebrais. Portadores de doenças cardíacas, principalmente as congênitas ou as adquiridas ao longo da vida, ou de distúrbios metabólicos, doenças autoimunes e doenças do sangue (hemofilia, linfoma e anemia falciforme) também devem estar atentos. O tabagismo, o consumo excessivo de álcool, drogas e de anfetamínicos, a má alimentação, o sedentarismo e a apneia do sono também são fatores de risco. Graças aos avanços da Medicina, estamos conseguindo diagnosticar a doença rapidamente”.

Para prevenção do AVC, jovens e idosos precisam mudar hábitos de vida, que inclui ter uma alimentação mais saudável, praticar atividade física, reduzir o consumo de gordura, controlar a pressão arterial, diabetes e colesterol e evitar o consumo excessivo de álcool e o tabagismo.

Compartilhe:

Mais posts

DISARTRIA PÓS-AVC

A disartria é uma alteração da fala provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson, entre outros transtornos

ANEURISMA E AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Aneurisma são doenças que afetam muitas pessoas pelo mundo e se correlacionam, já que a ruptura de um