CLÍNICAS E HOSPITAIS DE TRANSIÇÃO PODEM ALIVIAR CAOS NA SAÚDE

As Clínicas e Hospitais de Transição são uma saída para aliviar o caos na saúde causado pela pandemia da COVID-19. Em Belo Horizontea Clínica de Transição Paulo de Tarso se destaca nesse suporte para o SUS e a saúde suplementar. Desde o início da pandemia, a instituição recebeu cerca de 120 pacientes para reabilitação pós-COVID-19. 

De acordo com o Dr. Vinícius Lisboa, geriatra e Diretor Técnico da Rede Paulo de Tarso, esse programa visa devolver ao paciente a autonomia existente antes do acontecimento da COVID-19: “atendemos pacientes com sequelas motoras, respiratórias, cardiocirculatórias, neurológicas, cognitivas e emocionais que impactam na qualidade de vida das pessoas. Nosso objetivo é melhorar a capacidade funcional e a independência dos pacientes por meio de ações de reabilitação, recuperação e readaptação”.  

Além de receber pacientes para reabilitação pós-COVID-19, as Clínicas e Hospitais de Transição são indicados para as pessoas que estiveram (ou estão) internadas por um tempo e precisam de cuidados essenciais, mas não demandam intervenções invasivas e de terapia intensiva existentes em Hospitais Gerais. “Essa é uma maneira de desafogar os hospitais emergenciais e liberar leitos. A transferência de um paciente para uma unidade de transição permitirá que aquele leito, até então ocupado no hospital geral, possa servir a alguém em fase aguda de COVID-19, por exemplo, ou a pacientes que precisem de tratamento com necessidade de maior suporte tecnológico, diagnóstico, cirúrgico e monitoramento médico intensivo”, reforça Dr. Vinícius. 

As clínicas e hospitais de transição contam com equipes médicas e multiprofissionais treinadas, taxas reduzidas de doenças infecciosas, sólidas medidas de segurança assistencial e tudo que um paciente em recuperação da COVID-19 pode precisar. Vale destacar que essas instituições podem ajudar – e muito – em casos de tragédias envolvendo um número maior de pessoas. Se a quantidade de unidades de transição fosse maior, haveriam mais médicos e leitos disponíveis para as vítimas do coronavírus.No momento em que se fala tanto em medicina personalizada, talvez esteja na hora de pensar mais em saúde integrada.

Com o programa de reabilitação pós-COVID-19, a Clínica de Transição Paulo de Tarso transformou de muitos pacientes. Um deles é o Sr. Roberto Gonçalves, que esteve internado por 78 dias. Ao se despedir, ele agradeceu a toda equipe pelo carinho e o atendimento que recebeu durante o tratamento. “Vocês são dez. Agora vou curtir a vida e ir para praia comemorar essa vitória. Eu nasci de novo”.

Compartilhe:

Mais posts

NOVA PLATAFORMA DE DOAÇÃO

Com alegria, lançamos nossa nova plataforma de doação: doe.redepaulodetarso.com.br. Seguindo os princípios do Jeito de Ser Paulo de Tarso, buscamos constantemente inovar e impactar positivamente.

DISARTRIA PÓS-AVC

A disartria é uma alteração da fala provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson, entre outros transtornos