Você conhece o Instituto de Promoção
ao Ensino e Cuidados Inclusivos?
Localizado na cidade de Paraopeba, o Instituto de Promoção ao Ensino e Cuidados Inclusivos (IPECI) é um projeto social da Rede Paulo de Tarso que recebe, gratuitamente, cerca de 120 crianças e jovens com deficiência intelectual ou múltiplas e suas famílias. Para a realização dos seus trabalhos, o IPECI conta com o recebimento de recursos públicos provenientes das esferas Municipal, Estadual e Federal.
São oferecidas atividades de assistência social, educação e saúde, incluindo fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social, fonoaudiologia, serviços médicos (pediatria, neurologia e psiquiatria) e terapia assistida por animais.
Funciona no Instituto de Promoção ao Ensino e Cuidados Inclusivos, nos períodos matutino e vespertino, a “Escola Professora Bernadete Pinto Freitas”, que conta com biblioteca, sala de informática, piscina aquecida, playground, quadra poliesportiva e professores cedidos pela Prefeitura Municipal de Caetanópolis e pelo Estado de Minas Gerais (Adjunção).
Atual cenário
A pandemia da COVID-19 desafiou as políticas públicas ao redor do mundo a adaptarem suas rotinas, procedimentos e estruturas para o enfrentamento ao novo coronavírus. Devido ao alto grau de transmissibilidade da doença e considerando a vulnerabilidade inerente à pessoa com deficiência, foi necessária a união de esforços para a reformulação de ações de assistência às crianças para atuação assertiva e consciente.
Por isso, as atividades estão sendo realizadas de forma híbrida, através de atendimentos domiciliares, do teleatendimento e presencial.
Nossos objetivos
Promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias.
Habilitar e reabilitar crianças e jovens, promovendo a sua integração à vida comunitária.
Facilitar o acesso aos benefícios, programas de transferência de renda e outros serviços socioassistenciais, dentro do que preveem as políticas públicas existentes.
Desenvolver ações para autonomia dos cuidadores, fortalecendo o vínculo entre as famílias e os profissionais do IPECI.
Desenvolver ações de capacitação dos cuidadores para melhor gerenciamento de riscos e melhora assistencial dos assistidos.
Potencializar a função protetiva das famílias através de ações que visam o fortalecimento de vínculos.
Nossa Estrutura
Horta
A horta serve como objeto de estudo interdisciplinar. As crianças discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia, que, aliados ao contato direto com a terra e as plantas, geram uma diversidade de estímulos sensoriais e experiências significativas que se tornam aprendizado. Também é trabalhado com as famílias o aspecto cultural, fazendo o resgate do uso tradicional e correto das ervas medicinais. Unindo teoria e prática, a iniciativa auxilia no processo de inclusão social e estreita as relações por meio do compartilhamento de saberes e da promoção do trabalho coletivo.
Terapia Assistida por Animais
Tem como objetivo utilizar como recurso os animais – cães e cavalos – como um complemento das terapias convencionais. Nesta modalidade de atendimento, buscam-se efeitos benéficos relacionados aos fatores biopsicossociais das crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla.
Sala Sensorial
Ensinar e aprender explorando os cincos sentidos não é difícil. O ato de ensinar está, na maioria das vezes, ligado à estimulação dos sistemas visuais e auditivos. Jogos, brincadeiras e outras atividades sensoriais estimulam a inteligência, ajudam na criatividade e permitem que os alunos aprendam mais e melhor. Isso ocorre porque o cérebro tem a oportunidade de acionar diferentes canais para a entrada de conhecimento, contemplando todos os estilos de aprendizagem.
Sala de Atividades da Vida Diária
A criança só aprende aquilo que vive concretamente e é por isso que a Sala de Atividades de Vida Diária retrata perfeitamente um ambiente domiciliar e tem papel tão importante no aprendizado. No local, ela consegue fazer suas próprias descobertas através da manipulação e da exploração do ambiente físico e social. Para isso, devem ser trabalhadas situações referentes a alimentação, higiene pessoal, saúde, segurança, atividades domésticas e vestuário. No treinamento das Atividades de Vida Diária, ela aprende a localizar os alimentos no prato e cortá-los, controlar a quantidade de comida no prato e no talher sem derramar, servir-se à mesa, encher copos e garrafas, receber visitas, vestir-se adequadamente, cuidar de sua aparência pessoal, caminhar, sentar e gesticular de maneira adequada, além de se prevenir contra acidentes.
Artesanato
São realizadas oficinas que estimulam o convívio social e as habilidades técnicas das famílias que acompanham as crianças com deficiência assistidas no Instituto de Promoção ao Ensino e Cuidados Inclusivos. Enquanto as crianças assistem aulas e recebem atendimentos, essa é uma oportunidade para que seus familiares participem de oficinas de artesanato, pintura, corte e costura e aprendam ofícios que poderão contribuir para a complementação da renda familiar. Este espaço possibilita as mães e pais descubram suas habilidades e trabalhem estímulos para sua automotivação, dando um novo significado para vida.
O que as famílias dizem sobre o tratamento?
Telefone: (31) 3714-1457
Endereço: BR-040, KM 441, Zona Rural – Paraopeba (MG)