ATOR BRUCE WILLIS É DIAGNOSTICADO COM DEMÊNCIA FRONTOTEMPORAL

O ator Bruce Willis foi diagnosticado com afasia em março de 2022, mas recentemente sua família divulgou que ele está com Demência Frontotemporal (DFT). Você já ouviu falar sobre isso?

Ainda sem cura, essa é uma doença neurodegenerativa que causa alterações cognitivas prioritariamente em pessoas entre 45 e 65 anos. Ela acomete os lobos frontais e temporais – áreas relacionadas à linguagem e ao comportamento – provocando alterações de personalidade, de comportamento e dificuldade para compreender e produzir fala.

De acordo com o neurologista da Clínica de Transição Paulo de Tarso, Dr. Diego Dorim, não existem terapias atuais para retardar a progressão da DFT: “o diagnóstico é feito após a avaliação clínica, com indicação de alguns exames físicos, laboratoriais e de imagens, como a ressonância magnética, que vai ajudar o profissional a diagnosticar a demência. Ao longo do tratamento, prescrevemos medicamentos para melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzindo a agressividade, agitação e irritabilidade.

Além do tratamento voltado para questões relacionas ao comportamento do paciente, é imprescindível dar atenção à família. Eles têm que aprender a lidar com as mudanças e promover um ambiente seguro. Em algumas situações, o paciente pode precisar de um cuidador e, como na maioria das doenças neurodegenerativas, evolui para uma imobilidade em leito, o que pode demandar os cuidados paliativos para promover o conforto e qualidade vida, finaliza Dr. Diego”.

Compartilhe:

Mais posts

DISARTRIA PÓS-AVC

A disartria é uma alteração da fala provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson, entre outros transtornos

ANEURISMA E AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Aneurisma são doenças que afetam muitas pessoas pelo mundo e se correlacionam, já que a ruptura de um